sábado, 18 de maio de 2024

Nas aulas

Eu ia numa linha de estudo da Filosofia que uma hora me levaria prà Alemanha
Depois da licenciatura cursei a pós-graduação lato sensu História da Filosofia Moderna e Contemporânea
Aí me matriculei no mestrado e comecei a fazer o curso.
Numa das aulas iniciais a que eu fui a professora estava
Falando sem parar sobre a fraqueza de Nietzsche
O qual na visão míope dela seria um cara frágil
Que não teve sucesso nas várias áreas valorizadas
Pelas pessoas porque que era tímido baixo fraco
Falava de uma maneira suave
E ainda por cima ele
Queria casar com mulheres que o rejeitavam
Então pra essa brilhante defensora da tolice
Conceitos nietzscheanos como genealogia das forças, vontade de potência, super-homem, ativo e reativo
Seriam arroubos conceituais compensatórios, simples formas simbólicas de tentar compensar
Suas fraquezas e fracassos.
Que coisa brilhante: baixar bem o nível do entendimento dos textos e das ideias
Pra fazer o próprio pensamento do cara ser o mais torpe exemplo
Daquilo que ele está denunciando e ensina a ultrapassar.
Esse ultrapassamento é o significado de super-homem,
Coisa simples e difícil, mas porque as pessoas estão viciadas
Em vícios, apenas por isso.
E eu falei que a aula que ela estava dando era tudo isso que estou falando aqui
E ela quase gritou que ela não podia estar errada pois estava usando o texto da fulana de tal.
Argumento ad hominem, ou, no caso, ad mulierem:
Ao invés de argumentar logicamente, apela-se pra alguma característica da pessoa;
No caso, uma suposta autoridade acadêmica ou algum tipo de sucesso de vendas
Ou das ventas.
E eu falei: se gente muito mais inteligente e mais forte fala bobagem,
Por que a fulana de tal não pode estar dizendo besteira?
Foi por isso que não fiz o mestrado em Filosofia,
Os professores a partir de então
Não me queriam,
Nem eu os queria,
Nas aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quintessência

O lugar que nós humanos Menos conhecemos É o fundo dos oceanos Sobre o qual pouco sabemos O que se eleva em seus leitos As variações da vida...