sábado, 21 de setembro de 2024

Alquimista

Conheço essa imagem desde antes de eu nascer
Estava há eras no meu imaginário,
Porém penso que a vi numa propaganda
Ou no rótulo de um produto que imita o quadro
Rodolfo II de Habsburgo como Vertumnus
(Vertumnus é o deus romano das estações do ano
E da germinação dos vegetais e das metamorfoses da natureza;
O Imperador do Sacro Império Romano Germânico
Rodolfo, séculos XVI e XVII, é ali retratado
Com uma sobreposição de vegetais, frutas e flores
Que se compõem para formar sua figura),
Quadro realizado por Giuseppe Arcimboldo,
Pintor maneirista italiano que é precursor do surrealismo;
O quadro é bem perturbador mas de uma maneira boa,
Assim como a vida daquele estranho monarca,
Que se dedicou às coisas ocultas, principalmente
A Alquimia
Sobre ele também me encanta o livro de Hans Holzer
Os Verdadeiros Segredos do Alquimista,
Cujo título original é The Alchemist: The Secret Magical Life of Rudolf Von Habsburg;
Esse livro é bom e genuíno, não se trata de picaretagem
Como tanta coisa que se publica sobre a nossa Arte;
Você quer saber se eu sou um amoroso ou o que eu sou;
Eu sei que quer, assim como eu também proponho
Essa questão a mim mesmo, nos sonhos
Que tenho durante o sono ou mesmo na vigília:
Quem somos nós 
Eu e você



The Alchemist's Laboratory, Jan van der Straet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hidrografia

Isso também nos conta Em sua copiosa obra, Que é um Amazonas e ainda naquela, O Jardim das Delícias Terrenas , Hieronymus Bosch;   Podemos l...