domingo, 5 de maio de 2024

Joia Muni

Existem filosofias reconhecidas e filosofias não reconhecidas pelo Ocidente
Que é quem se atribui entre nós supostamente o apanágio de reconhecer as coisas.
Não questiono nem isso nem aquilo, assim falou Don Juan e nos relata Castaneda:
"Um guerreiro não se envolve com lutas mesquinhas", sendo que, no caso,
A mesquinhez não é sinônimo de simplicidade ou humildade,
Muito pelo contrário.
O homem de conhecimento é um dos tantos nomes da liberação da consciência
Que a filosofia Samkhya chama de moksha. Os Vedas são muito fortes, arrojados
E verdadeiros, com a sua profundidade complexa e sua simplicidade vital.
Por exemplo, existe purusha (o espírito, aquele que é consciente em nós)
E prakriti (a matéria), com suas vinte e cinco tatwas ou princípios
(Que abrangem os cinco sentidos, as cinco faculdades de ação,
Os cinco elementos sutis, os cinco elementos grosseiros,
Prakrti e suas manifestações na Criação, chamadas sarga,
E os três sentidos sutis: a mente, o intelecto e o ego).
Ainda nos ensina sobre as três qualidades materiais ou gunas
Sendo elas tamas (ignorância), rajas (paixão) e sattva (bondade).
O aprendizado é o desenvolvimento da nossa alma
Que em sânscrito se fala atma e que é a palavra que gerou
A palavra grega átomo, segundo eu enquanto filólogo.
Os naguais ensinam a limpar o elo de conexão com o espírito,
O que, lemos nos Vedas, nos permite alcançar moksha,
A libertação. Nós, aqui, no meio dos vórtices da matéria,
Com suas ondas criativas de gunas, e com as forças
Da ação e da paixão, vivemos naquilo que Paul cantou
Como Hope of deliverance, esperança de libertação.
Enquanto estamos no mundo material as gunas estão em nós,
Isto é, eu faço, penso e falo coisas que podem estar no modo
Da ignorância, da paixão e da bondade,
Sempre no mundo material elas estão misturadas
Em várias proporções.
Mas o nosso ser genuíno vai muito além dessa realidade.
Sobre este assim falou Zaratustra na pessoa de Nietzsche:
O super homem é aquele que afirma a sua essência
Em plenitude. Isto é o que o Filósofo chama vontade, enquanto
A potência é o nosso próprio ser essencial.
Afirmar nosso ser é igual a vontade de potência.
Os alquimistas se referem a essa joia muni como sendo a Pedra Filosofal.


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