sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pedras de Vênus

Eu falei pra você: me fala um tema
Pra hoje eu escrever a poesia
E você me pergunta: te falar um tema?
Sim, eu falo,
Existe um exercício de teatro
No qual se propõe uma palavra,
Ou expressão, por exemplo:
As pedras de Vênus,
E a pessoa tem que conseguir falar
Assim, tipo dois ou três minutos
Sem titubear, com coerência e coesão,
Com certeza, com firmeza, com destreza
E com tesão
Sobre esse tema. Trata-se de um exercício
De improvisação. E criatividade.
E expansão. E contenção.
O solve e coagula da vontade,
O sobe e desce, morde e sopra,
Esfria e esquenta, de verdade.
Aí você me fala: amor
Amor? É o meu tema?
Sim, seu tema é o amor.
Eu sei que é um assunto muito usado
E bem comum em poesia,
Então, é esse o ousado desafio,
Conseguir fala de amor e ainda assim,
Ser original, ser singular.
Bem, acho que eu bati na porta certa
Tenho certeza que encontrei a minha meta
E o meu tema, com você,
Porque conosco, o amor é sempre autoral
É filosofia, é alquimia, é magia,
É sempre poesia
E é plural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quintessência

O lugar que nós humanos Menos conhecemos É o fundo dos oceanos Sobre o qual pouco sabemos O que se eleva em seus leitos As variações da vida...